CAPS de Gravatá promove passeio a Serra Negra, em Bezerros, pelo Janeiro Branco 

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 25 de janeiro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: CAPS

Ação inédita faz parte do cronograma que lembra os cuidados com a saúde mental

 

A saúde mental é muito importante para o bem estar de qualquer pessoa e ela não pode ser negligenciada em momento algum.

O compromisso com as pessoas começa a partir daí e a Prefeitura de Gravatá, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, promoveu passeio, na manhã desta terça-feira (25), até o município vizinho, Bezerros. 

O ponto de chegada foi um dos locais turísticos mais procurados em Pernambuco: o Polo Cultural de Serra Negra, ao lado do anfiteatro, onde tem uma vista espetacular e muita natureza.

Sete profissionais da equipe do CAPS, entre pedagogo, enfermeiro, assistente social e coordenação, prepararam uma atividade que contemplou um momento diferente na vida dos usuários que são atendidos pelo centro. 

O grande grupo se sentou e deitou em colchonetes e pôde ouvir sobre a história de como surgiu o nome Serra Negra com a condutora da Ecotur, Diana Oliveira, além de serem estimulados à meditação, cantarem e fazerem um piquenique preparado com todo carinho. 

 

A coordenadora do CAPS de Gravatá, Jane Silva, falou como surgiu a ideia desse passeio. “Estamos em um mês quando se é dada maior visão à saúde mental e estamos trabalhando o tema com os grupos. Contemplar a natureza era um dos propósitos do CAPS e planejamos, desde o início de janeiro, esse momento de hoje, que é inédito. Foi um pedido dos usuários e nós realizamos. Para que esse passeio acontecesse, tivemos que entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros, que nos recebeu muito bem pelo secretário, Vandiael Laurentino, o qual colocou a equipe à nossa disposição. Contamos também com a colaboração da Secretaria de Educação de Gravatá, que cedeu o ônibus para o passeio e a gente fez toda a logística, selecionamos os usuários em melhor condição e trouxemos eles para esse momento de tranquilidade e de busca pelo próprio interior na natureza”, pontuou.

 

Jane Silva conclui que “essa é uma ação de muito respeito e a gente agradece à gestão do prefeito Joselito porque vemos de fato o compromisso e a responsabilidade com as pessoas. A gente nunca vê um tipo de passeio desse com usuário de saúde mental nos outros municípios e como sou militante da causa isso me causa impacto. Trazer eles para Serra Negra, ter toda essa logística e amparo é sem dúvida um grande ganho para o município de Gravatá com esse respeito aos usuários”.     

A ação pelo Janeiro Branco será finalizada nesta sexta-feira (28), no CAPS de Gravatá, com café da manhã para todos os atendidos da unidade.  

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS