Certificado do Protocolo “Não é Não” é entregue a bares e restaurantes de Gravatá

Tags:
Publicado em 14 de junho de 2024, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Prefeitura de Gravatá promove certificação em parceria com o MPPE e a Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher para garantir a segurança das mulheres em estabelecimentos comerciais

Na manhã da sexta-feira (14), a Prefeitura de Gravatá entregou o certificado do protocolo “Não é Não” a bares e restaurantes que participaram da capacitação e firmaram compromisso em fazer valer a norma em seus estabelecimentos. A cerimônia de entrega ocorreu no gabinete do prefeito Joselito Gomes, no Paço Municipal.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, visa garantir que as mulheres possam se sentir mais seguras em relação à importunação e ao assédio sexual nesses locais. Os estabelecimentos certificados passaram por um treinamento específico para coibir esses atos e contam agora com pessoas capacitadas para intervir quando necessário.

Entre os estabelecimentos que receberam a certificação, estão o Bar da Costela, Buchadinha do Biu, o Espeto Rei e o Boteco do Prado. A entrega do certificado reforça o compromisso da administração pública municipal em promover um ambiente mais seguro e respeitoso para todos os cidadãos, especialmente para as mulheres que frequentam esses locais.

O empresário Tourinho, da Buchadinha do Biu, falou que ”essa iniciativa é muito importante para que nós estejamos prontos para impedir que situações indesejáveis possam acontecer com as mulheres que frequentam nosso estabelecimento. Parabéns à prefeitura por essa iniciativa.”

Secretária da Mulher, Ester Gomes afirmou que “Diante da legislação que resultou no Protocolo ‘Não é Não’, convidamos os bares e restaurantes do município para realizarem a certificação. Hoje estamos aqui certificando estes estabelecimentos para mostrar às mulheres gravataenses que elas podem se sentir seguras nesses locais. É um compromisso da gestão do prefeito Joselito Gomes.”

Para Joselito Gomes, prefeito do município, “mostrar às mulheres que em Gravatá temos estabelecimentos comerciais que se importam com a segurança delas, demonstra que nosso município tem conseguido mudar a cultura patriarcal e machista que antes era tão forte em nossa sociedade local. Isso é fruto de esforços diários da nossa gestão que se esmera diariamente em ações nesse sentido. Tudo isso demonstra o compromisso que temos com todas as pessoas.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)