Conselho Prefeitura realiza a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Um dia especial com o objetivo de discutir a Assistência Social a nível municipal, estadual e federal, além de fortalecer o SUAS

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, realizou a 11ª Conferência da Assistência Social no CAIC.

Esta Conferência constitui-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Seu objetivo é analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger os Delegados para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social. Além de discutir a Assistência Social a nível municipal, estadual e federal para o fortalecimento do SUAS.

Compuseram a mesa a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Wrias Paiva, o presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Elivelton Oliveira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Irmã Veruzia, a trabalhadora do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Vera Lúcia (que representa toda a categoria), e a usuária do CRAS, Camila Kátia.

Atendendo a todas as normas sanitárias, participaram deste evento os assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, representantes de projetos e das secretarias da Prefeitura de Gravatá, além dos administradores distritais de Uruçu e Avencas, e vereadores.

Sob a temática “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar a desigualdades e garantir proteção social”, a conferência foi organizada sob cinco eixos temáticos norteadores da mesma, sendo eles: direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento; controle social; seguranças socioassistenciais e articulações entre os serviços; e atuação do SUAS”.

Em seguida, foram formados grupos para a discussão sobre os eixos, com a função de estabelecer metas que irão propor melhorias aos programas da Assistência Social do município.

Logo após, ocorreram as apresentações e aprovações dos trabalhos e a eleição para a escolha dos delegados que serão os representantes para o conselho estadual.

Danilo Barbosa é secretário executivo do COMDICA e comentou sobre as ações voltadas para crianças e adolescentes em parceria com a Assistência Social: “É a conferência da Assistência, mas existe uma parceria muito interessante entre a política da Assistência e da criança e do adolescente aqui no município. Essa parceria já rendeu muitos êxitos, frutos muitos notáveis e nós temos outros projetos que estão em desenvolvimento como a questão do pacto pela primeira infância, assinatura do município aderindo o selo do Unicef e outras ações que estão vindo no decorrer deste ano”, disse.

O presidente da CMAS, Wrias Paiva, falou sobre a ligação do Conselho com a Secretaria: “A parceria entre a Secretaria e o Conselho de Assistência Social está sendo muito importante, forte e tendo evidências dentro do município, não só com o conselho do município, mas com os outros conselhos também. Essa conferência hoje veio para deliberar muitas propostas e resultados, tanto para o município, quanto para o estado e União”.

Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude, enfatizou a importância da realização desta conferência: “Estar na Assistência Social é trabalhar para garantir os direitos da população. Estamos aqui para fazer justiça social e através da 11ª Conferência, nós podemos sentir e dar oportunidade também à participação popular, porque é isso que nós temos que seguir, é dando oportunidade, dando vez e voz às pessoas para construirmos uma Gravatá melhor para toda a população, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

O prefeito, Padre Joselito, marcou presença na 11ª Conferência e ressaltou a importância deste acontecimento: “Nossa gestão se propõe a ser uma gestão com ampla participação da população e aqui temos um dos canais de participação da população. O mais importante de tudo é que a população, através do implemento de políticas públicas, será beneficiada, pois o nosso desejo, o da nossa gestão, é que a população de Gravatá, nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas idosas possam viver com dignidade. Então, precisamos estar atentos e focando naquelas necessidades que as pessoas apresentaram. São direitos que as pessoas têm e direitos que precisam ser olhados com responsabilidade para que haja uma correspondência da gestão em relação aos direitos que as pessoas têm. Que eles não sejam violados, mas respeitados, pois nosso compromisso é com as pessoas“.

Confira os nomes dos Delegados eleitos

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS