Parceria entre Prefeitura de Gravatá e o SENAR promove aperfeiçoamento de olho na autonomia financeira feminina
O Mês da Mulher em Gravatá promove uma série de atividades e ações, entre elas, cursos que são importantes na política de independência financeira feminina, que estimulam também a economia criativa às produtoras do campo.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o SENAR, está promovendo o curso de arranjos florais para as mulheres do distrito de São Severino na quarta (22) e na quinta (23), com dois dias de muito aprendizado sobre um produto que a região trabalha ao longo do ano.
Lidiane Barbosa, agricultora, é uma dessas produtoras rurais. Ela fala que aprendeu coisas novas no curso. “Eu achei muito bom porque eu vim aqui para aprender a fazer buquê, mas aprendi outras coisas também, como arranjo, fazer laço para aprimorar os arranjos e também aprendi a trabalhar com orgânico, pegar casca de verdura, folha de rosa, de crisântemo e fazer adubo, esterco do gado verde e colocar dentro de um recipiente para fazer adubo foliar, que é tipo a ureia, um produto super caro. A gente pode usar isso como adubo fertilizante para o produto ficar bonito, verde. Achei muito bom e agradeço ao prefeito”.
A instrutora do SENAR, Gisele Mariz, explica o curso. “Foi um treinamento de floricultura, que engloba desde o plantio até o produto final que é através dos buquês e arranjo de flores. Participaram 12 mulheres de São Severino e arredores e para mim é um prazer ter essa parceria entre o SENAR e a Secretaria da Mulher. Essa iniciativa é excelente e espero expandir para outros distritos”.
Para a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, esse é mais um passo para a evolução da mulher em aprimorar a independência financeira. “Mais um passo importante que a gestão dá juntamente com a secretaria que eu respondo, em parceria com o SENAR, e dizer que é uma alegria estarmos caminhando para mais uma iniciativa onde é possível a gente identificar esse empoderamento feminino, em que as mulheres possam se perceber nas suas capacidades, aprimorando. O curso de arranjos florais, além de outras questões que foram tratadas, como dicas de compostagem, entre outras coisas, aproveitando o potencial existente no distrito de São Severino. Isso faz com que as mulheres possam cada vez mais se desenvolver nas suas atividades, inclusive com o cunho comercial e que possam se transformar em autonomia financeira”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)