Desde novembro de 2022 essa ferramenta tem facilitado o acesso dos cidadãos a serviços de interesse público disponíveis na internet
Em Gravatá, a Prefeitura Municipal Gravatá em parceria com o Ministério Público, instalou o Orelhão Digital que é desenvolvido para promover o acesso dos cidadãos a serviços disponibilizados pela internet por órgãos públicos e concessionárias de serviços essenciais, como por exemplo, Celpe, Compesa, INSS, Receita Federal, Expresso Cidadão entre outros..
Este serviço é uma ferramenta que vem para facilitar o acesso dos cidadãos a serviços de interesse público na internet em um único ponto de atendimento de forma gratuita. Ou seja, o cidadão não precisa a terceiros pagar para ter acesso aos serviços.
Localizado na Central do Cidadão, na Rua Sérgio Loreto, S/N, por trás da Prefeitura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, o Orelhão Digital foi inaugurado em novembro de 2022 e já realizou mais de 400 atendimentos.
O Orelhão Digital reúne, em um único ponto de atendimento, acesso a alguns serviços da Celpe, Compesa, INSS, Detran, Expresso Cidadão, Delegacia de Polícia, redes municipal e estadual de saúde, Receita Federal, além de consultas a processos em andamento no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça de Pernambuco, bem como participar de audiências virtuais.
Se liga nos serviços que Orelhão Digital oferece:
ATENDIMENTO CELPE (Para todos os serviços são solicitados o CPF ou número do contrato) • Novo agendamento • Consultar agendamento/ cancelamento • Registro de denúncia na Ouvidoria • Reclamações • Emissão de fatura digital
ATENDIMENTO COMPESA (Para todos os serviços são solicitados o CPF ou número do contrato) • Impressão da 2ª via de conta • Registro na Ouvidoria • Canal de denúncias • Solicitar nova ligação • Tabela de serviços e valores • Certidão negativa de débitos • Declaração de quitação de débitos • Reportar vazamento • Acompanhamento de protocolo • Serviço de informação • Agendamentos de serviços • Tarifa social • Revisão de consumo • Baixa de fatura • Emitir parcela de negociação de débitos • Contrato do cliente • Restabelecimento de ligação • Inclusão tarifa social • Religação de água • 2ª via de Contrato de Adesão • Acompanhamento de protocolo
INSS – INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (Serviços sem senha, apenas CPF e data de nascimento do contribuinte) • Agendamentos/Solicitações • Agendar perícia • Emitir Guia de Pagamento Social (GPS) • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) • Calendário de pagamento • Encontre uma agência • Verificar autenticidade de documento • Inscrever no INSS • Suporte (Ouvidoria)
DETRAN/PE – DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO (Para todos os serviços será solicitado o CPF) • Agendamento e serviços online • Exames psicomédicos • Pessoas com deficiência • Legislação • Exame Toxicológico • Exame médico • Avaliação psicológica SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EXPRESSO CIDADÃO (Para todos os serviços será solicitados o CPF) • Agendamento para emissão do Registro Geral – RG • Agendamento da 2ª via de identidade • Agendamento para Carteira de Trabalho • Agendamento para Seguro Desemprego
EXPRESSO CIDADÃO – (Para todos os serviços será solicitado o CPF) • Agendamento para emissão do Registro Geral – RG • Agendamento da 2ª via de identidade • Agendamento para Carteira de Trabalho • Agendamento para Seguro Desemprego
DELEGACIA ONLINE DE POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO (Para todos os serviços serão solicitados os dados pessoais e fornecimento de e-mail) • Registro de BO – Boletim de Ocorrências • Furto (celulares, documentos e outros) • Extravio (perda de celulares, documentos e outros) • Acidente de Trânsito (com dano material, sem vítima) • Pessoas desaparecidas • Violência contra a mulher e solicitação de medidas protetivas
SAÚDE NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL (nº CARTÃO SUS) (Todos os serviços serão ofertados de acordo com o portal da Secretaria de Saúde de cada município e cobertura da GERES – GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE).
RECEITA FEDERAL (CPF / nº do recibo de comprovante IR – Imposto de Renda) • Consultar o CPF (Cadastro Pessoa Física) • Agendamento para regularizar o CPF ( no caso do contribuinte que já conste na base de dados da Receita Federal) • Consultar o andamento situacional da Declaração do Imposto de Renda.
PARTICIPAÇÃO EM AUDIÊNCIAS VIRTUAIS EM PROCESSOS JUDICIAIS E PROCEDIMENTOS EM ANDAMENTO NO MPPE • Participação através de link fornecido pelo órgão respectivo.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)