Equipamento se destaca pela entrega de mais de 2.000 refeições semanais para famílias em situação de insegurança alimentar
Nesta sexta-feira (10), a Cozinha Comunitária, equipamento de combate à fome de Gravatá que faz parte das políticas públicas da Prefeitura Municipal, dentro da pasta da Secretaria de Assistência Social e Juventude, recebeu a visita de uma equipe técnica da Secretaria de Assistência Social do município de Ipojuca com o intuito de conhecer o funcionamento e êxitos no combate à fome na cidade serrana.
Inaugurada no dia 15/03/2022, a Cozinha Comunitária se consolidou como um centro de apoio às pessoas em situação de insegurança alimentar e distribui, semanalmente, refeições que atendem mais de 2.000 famílias. Essa distribuição acontece por meio dos CRAS do município.
Além disso, o espaço, que opera em conformidade com todas as especificações de saúde e higiene, também serve como espaço para a ministração de cursos na área de culinária. Todos esses motivos têm despertado o interesse de outros municípios em conhecer esse importante equipamento para levar essa ideia adiante para suas populações também.
Maria José, gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social de Ipojuca, falou do intuito dessa visita. ”O objetivo dessa visita é de conhecer esse projeto e como está sendo implementado para replicarmos essa experiência tão exitosa na área de enfrentamento à fome no município de Ipojuca. Vimos que o projeto foi implantado com bastante solidez, com metas e objetivos bastante claros e está atendendo, realmente, essa população que vivencia essa situação de insegurança alimentar.”
A gerente de Segurança Alimentar de Gravatá, Gorete Silva, fala sobre o funcionamento do projeto. ”Estamos muito felizes por recebermos hoje a visita de um município parceiro que vem aqui nos observar, ver o funcionamento da nossa Cozinha Comunitária para também poder trabalhar dessa forma no seu município replicando o que a gente já faz aqui: a manipulação dessa sopa, que a gente consegue hoje atender a mais de 2.000 famílias por semana, distribuindo esse alimento que aquece a barriga e a alma dessas pessoas. A gestão tem um olhar muito carinhoso com essas pessoas.”
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, destacou que ”é muito gratificante poder fazer o bem, poder fazer algo por aquela população que tanto precisa. É um compromisso do prefeito Joselito desde o início de sua gestão oferecer um serviço de qualidade e hoje aqui na cozinha comunitária estamos, sim, oferencendo mais de 2.000 refeições por semana. Contando agora com parceria público-privada, temos parceiros que em breve serão divulgados que nos ajudarão a ampliar o serviço, porque esse é o nosso compromisso com as pessoas.”
O prefeito Joselito Gomes acompanhou a visita e logo após todos degustaram da sopa que mais tarde foi entregue à população.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)