Vigilância em Saúde apresenta trabalhos pertinentes ao tema do evento
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, participou do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – Medtrop, que aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, entre os dias 10 e 13 de setembro.
O tema trabalhado nesta edição foi: “Desafios para medicina tropical no século XXI: como enfrentá-los” e Gravatá foi representada por Júnior Mayer, coordenador de Vigilância Epidemiológica, e Tárcila Saborido, diretora de Vigilância em Saúde, que falou sobre a participação da cidade no evento. “A participação no congresso Medtrop 2023 proporciona aos técnicos uma atualização sobre as últimas pesquisas e avanços tecnológicos, permite o estabelecimento de contatos valiosos, troca de ideias e colaboração em projetos de pesquisa. O município de Gravatá apresentou cinco trabalhos, contribuindo com as experiências e discussões trabalhadas no município e trazendo também ideias que podem influenciar a prática profissional. A participação em Congressos como este, com a pesquisa e os conhecimentos compartilhados no mesmo, podem ter um impacto direto na promoção da saúde pública”.
Os trabalhos apresentados foram: Perfil epidemiológico da Tuberculose e Captação de casos novos durante a pandemia do COVID-19 no município de Gravatá; Perfil epidemiológico das vítimas de violência interpessoal e autoprovocada no município de Gravatá 2018-2022; Utilização da ferramenta de Georreferenciamento na avaliação espacial dos estabelecimentos regulados pela vigilância sanitária no município de Gravatá; Perfil epidemiológico das Arboviroses urbanas no município de Gravatá entre os anos de 2018-2022; e Epidemiologia da esquistossomose no município de Gravatá – 2018 a 2022.
Os autores e coautores, que fazem parte das equipes das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, foram: Tárcila Saborido, Cleiton Cunha, Júnior Mayer, Daniela Bandeira, Maria Luiza Imburana, Isabela Tamires, Aurelina Medeiros, José Artur Silva, Thales Gonçalo, Deyse Luna, Danielly Nascimento, Décio Silva, Cleiton Teixeira, Maria José Lima, José Antônio Neto e Luiz Aguiar.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Colaboração da Vigilância em Saúde de Gravatá