Encontro aconteceu no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data celebrada em homenagem ao mestre Rodrigo Melo Franco de Andrade, nome de expressão que trabalhou pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro
A programação da 15a Semana Nacional do Patrimônio Cultural, uma realização da Prefeitura de Gravatá e da FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, promoveu encontro de mestres da cultura popular de Gravatá, no Salão 3S, na quarta (17).
Essa ocasião faz parte da política pública que a gestão municipal está desenvolvendo, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, promovendo essa interação entre os mestres e a educação de Gravatá.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município puderam ter contato com expressões culturais, como poesia, música, aboio e literatura de cordel, na data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Entre os grandes nomes estavam Geovane Poeta, Belarmino Aboiador, o professor e poeta, Edson Francisco dos Santos, e a filha dele, a declamadora Maria Alice, além da musicalidade do Catimbó do Forró.
Representando a Prefeitura de Gravatá estavam o assistente técnico da SECTURCEL, Lucas Alves, e o diretor de Turismo da SECTURCEL, Patrick Serapião.
Neste sábado (20), o público poderá participar do sarau histórico O Tombo do Tenente, que fala sobre a passagem de Cleto Campelo em Gravatá, com a participação de coletivo de pesquisadores do município. O evento, que será realizado no Memorial de Gravatá, vai marcar o encerramento da programação da 15a edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco na Suíça pernambucana.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)