Inauguração, considerada um presente de Natal pelos moradores, contou com a presença de autoridades do âmbito estadual, municipal, servidores da prefeitura e sociedade civil do município
29 de dezembro de 2021, finalmente chegou o dia de mais uma conquista para o povo de Gravatá. A manhã desta quarta-feira foi de grande festa e um momento de muita emoção com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – Dr. José Soares de Andrade (Dr Deda).
A ocasião festiva contou com a presença ilustre dos moradores, além da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, do secretário Estadual de Saúde, André Longo, do anfitrião da inauguração, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, do secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, e os executivos da pasta, Frailan Mota e Maria Araújo, do deputado estadual, Waldemar Borges, do deputado federal, André Ferreira, e dos vereadores Cabritinha, Neném de Uruçu, Leandro do Transporte Alternativo, Nego Suíno, Zé da Saúde, Nino da Gaiola, Régis da Compesa, Tonho da Rodoviária, Léo Giestosa e secretária da Câmara Municipal, Janaine que, na ocasião, representou o presidente do Legislativo Municipal, Léo do Ar.
Ex-prefeito de Gravatá, Ozano Brito, que assinou a Ordem de Serviço da obra da UPA, em 2012, e deu início ao sonho do gravataense, também esteve presente na ocasião.
Uma apresentação do Balé Estrelart, apresentado por crianças da ODIP, deu início ao evento, e logo após as falas das autoridades, houve o corte da fita, o descerramento da placa e a visita às dependências da UPA 24h.
O vereador Cabritinha foi o responsável pela indicação do nome da UPA, por meio da indicação do Projeto de Lei nº 012/2021, que homenageou o médico José Soares de Andrade, que era conhecido como Dr. Deda. Na presença da família do médico, o vereador disse que “fico feliz em ter colocado o projeto de lei com essa indicação e é muito gratificante para mim, certamente para a população também. Foi um presente no fim do ano, que ninguém acreditava, e Gravatá só tem a ganhar”.
A UPA de Gravatá conta com recepção, consultórios, salas de triagem, de eletrocardiograma, sala verde, sala de coleta, de curativo, de gesso, de inalação, raio x, isolamento de covid, sala de pediatria, sala amarela, sala vermelha, farmácia e o administrativo fica na parte superior do prédio, com sala de reunião, repousos masculino e feminino para equipe médica e refeitório.
A diretora geral da UPA, Ana Araújo, disse, emocionada, que “a gestão do prefeito Joselito está entregando à população um equipamento de pronto atendimento de urgência e emergência, e todos os atendimentos desse tipo, a partir de hoje, estarão aqui na UPA. Nossos pacientes, gravataenses e dos demais municípios que nos procurarem, vão encontrar a dignidade no atendimento, equipamentos de ponta, tudo de melhor que o SUS pode oferecer. Temos um aumento dos leitos, da sala amarela, sala verde, isolamento, estamos no pico dessa virose, da H3N2, no hospital chegamos há mais de 680 atendimentos no dia anterior a essa inauguração. Estamos prontos para atender essa demanda nesse novo espaço, que é somente deles e que faz nove anos que estão esperando. Nada mais justo que dizer: a UPA é do povo de Gravatá e é a gestão do prefeito Joselito Gomes que está entregando este presente à população”.
O deputado estadual, Waldemar Borges, destacou que o voto certo faz a diferença na vida das pessoas. “No momento que a população acertou no voto, as coisas começaram a acontecer e o prefeito Joselito faz essa entrega à população de Gravatá. Não só isso, mas o que vem sendo feito ao longo dos 11 meses na saúde, o que tira a cidade do último lugar para o primeiro lugar dentre todos os municípios de Pernambuco, na saúde. Quando a população erra no voto, infelizmente as coisas não acontecem e foi o que ocorreu aqui em Gravatá anteriormente. Estamos comemorando não só a entrega desse equipamento de saúde à população, algo muito importante, que vem se somar ao hospital que é completamente diferente do que era aquele hospital que nós encontramos, a UPA vem se somar à rede de saúde digna, decente. Além disso, houve o resgate da credibilidade política. Política não era aquilo que os que vieram antes do prefeito faziam. Política é isso, devolver ao povo o imposto que ele paga através de entregas como esta, da UPA de Gravatá”.
O vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, destacou que “o compromisso assumido na campanha e o pedido da população. Por onde nós andávamos, ela pedia mais atenção com a saúde e pediam a UPA. Nós nos comprometemos com isso, fizemos vídeos aqui e está aí, compromisso assumido, obra entregue. Gravatá tem agora sua UPA e a gente vai conseguir acolher melhor a todos os gravataenses. Para os pessimistas, que falavam que não aconteceria, está aí a realidade se impondo. A gestão entrega mais do que o previsto para o primeiro ano e com certeza teremos muitas outras entregas aqui, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, muito feliz, finalizou: “estou muito satisfeito com a entrega da UPA, mesmo depois de um ano muito difícil, no entanto conseguimos dar passos importantes com a gestão aqui de Gravatá e de modo especial a saúde, até porque o momento exigia uma atenção especial. A população pedia bastante para que tivesse uma Unidade de Pronto Atendimento e este prédio estava aqui há nove anos bastante depredado e nós corremos atrás, analisamos todas as situações, dos motivos que não foi terminada, e hoje, 29 de dezembro de 2021, pudéssemos entregar à população de Gravatá a UPA 24 horas. É motivo de alegria e bênçãos e assim vamos continuando, porque estamos apenas no final do primeiro ano de gestão. O trabalho continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço, Marcone Barros e Nilson Silva (SECOM)