Todas as Unidades de Saúde da Família da zona urbana atenderam homens, em especial, no horário noturno, para lembrar a importância do autocuidado
Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas na zona urbana de Gravatá realizaram, na quarta (16), o horário estendido, das 17h às 20h, para atender especialmente homens que não têm tempo de cuidar da própria saúde no horário normal de funcionamento dessas unidades.
Além dos atendimentos médicos, de saúde bucal, testagem rápida e atualização do cartão de vacina, também durante o dia, as unidades apresentaram palestras que abordaram o câncer de próstata, tema da campanha nacional Novembro Azul, e outras doenças, como hipertensão, diabetes e alteração das taxas que são detectadas pelo exame de sangue (hemograma).
Carlos Jorge, pedreiro, de 56 anos, foi um dos homens atendidos na USF Patrícia Nely, na Rua do Norte. Ele é bem consciente quanto aos cuidados com a saúde. “Isso é importante para o homem que não tem costume de vir ao médico. Eu era assim e hoje não sou mais, principalmente quando tem esse atendimento especial para o homem, pelo Novembro Azul. Gosto muito de vir, primeiro porque me sirvo do posto, sou grato à equipe que tem aqui, fico à vontade, pois sempre fui bem atendido. Recomendo que outros homens venham, porque nós somos descansados e se não cuidarmos da nossa saúde, como vamos cuidar da família estando doente?”.
Andrielly Barbosa, enfermeira da USF Patrícia Nely, reforça que o serviço de saúde municipal tem trabalhado com esse horário especial todos os meses. “Esse atendimento estendido acontece ao longo do ano, mas estamos enfatizando o homem neste mês por causa do Novembro Azul, campanha que trabalha a importância do homem se cuidar, não só lembrar que existe o câncer de próstata, existem outros tipos de câncer, como pâncreas, fígado. O homem geralmente só vem procurar a unidade de saúde quando tem algum sintoma e é importante ele procurar não só quando estiver assim. Ele deve procurar atendimento para prevenção de doenças. Para o homem que não conseguiu vir para o atendimento hoje, ele pode nos procurar no horário normal da USF e no horário estendido do próximo mês. Hoje não tem mais desculpa para deixar de se cuidar”.
Com o objetivo de atender a todos, o horário estendido é uma realidade mensal nas USFs da zona urbana. A Secretaria de Saúde de Gravatá, por meio da Gerência de Atenção Básica, disponibiliza o cronograma do horário estendido (atendimentos até às 20h) das unidades quando inicia cada mês.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço e equipes das USFs