Mais de 800 cadernetas de vacinação infantil foram atualizadas com o “Dia D” em Gravatá  

Tags: , , , , , ,
Publicado em 16 de outubro de 2021, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque

Neste sábado (16) todas as Unidades de Saúde da Família da zona urbana e rural receberam a população para atualizar a vacinação das crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos

Iniciada desde o dia 01 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes, oferece em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e sala do PNI, 18 tipos de vacinas para menores de 15 anos. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas desse público.

Neste sábado (16) as USFs da zona urbana funcionaram das 08h às 16h e as da zona rural, das 08h às 12h. Ao todo, mais de 800 cadernetas de vacinas foram atualizadas com a ação do “Dia D de multivacinação infantil”, e mais de 1200 doses aplicadas.

Apesar de ser uma campanha iniciada neste mês, em Gravatá, a vacinação infantil é um compromisso da gestão durante o ano inteiro, em todas as USFs.

Dentre as vacinas que disponíveis nos postos estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Conceição Maria, autônoma, moradora da Rua 04 de Outubro, aproveitou a ida ao Centro e levou a sobrinha, Maria Fernanda, de 11 anos, que tomou duas vacinas, no Posto 1. _*“Eu achei muito legal a ideia de realizar essa vacinação hoje, porque assim eu não precisei faltar ao traalho e nem ela, faltar a escola para ser vacinada”*_, destaca.

O coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI), Leudard Leon explica como funciona a campanha no município. “Essa campanha campanha de multivacinação para atualização do cartão de vacina das crianças que vai de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias, iniciou no dia 01 de outubro e vai até o dia 29. Hoje nós estamos realizando o Dia D em específico justamente para intensificar essa vacinação. São ofertadas todas as vacinas que estão incluídas no cartão na caderneta de vacinação da criança, que vai desde vacina de influenza à meningite, paralisia infantil, hepatite, entre outros”.

 

Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária à Saúde, de Gravatá visitou as USFs durante o Dia D de vacinação e falou sobre a ação. “Todas as unidades estiveram abertas na zona urbana e rural. As equipes ficaram de prontidão para receber as crianças do município de Gravatá e, desta forma, a gente atualizar o caderneta vacinal se necessário. Essa iniciativa e essa estratégia nada mais reflete naquilo que a gente tem como logo da nosso governo que é compromisso com as pessoas”. Jairo também faz um apelo aos pais e responsáveis para levar os filhos para atualizar o esquema vacinal das crianças. “Nosso apelo é para que procurem os agentes comunitários de saúde, se informe com ele como ter acesso a vacinação e procure a sua unidade. Todas as unidades estão repletas de todos os modelos biológicos necessários para contemplar qualquer faixa etária”.

Até o dia 29 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes será realizada em todas as USFs de Gravatá. Os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças com o cartão do SUS e a caderneta de vacina para atualização.

Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS