Mês da Primeira Infância finaliza atividades com evento no CAIC

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 03 de setembro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Pelo segundo ano consecutivo, Gravatá realiza diversas atividades voltadas ao pleno desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida 

 

 

 

 

Gravatá viveu um mês especial inteiramente voltado para uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa: a primeira infância. 

 

 

Na tarde da sexta (02), no auditório do CAIC, foi realizada solenidade de encerramento do Mês da Primeira Infância, com a presença do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e do coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão. 

 

 

Na ocasião, houve apresentação de crianças que são atendidas pelo programa em Gravatá, vídeo com a fala da coordenadora do Programa Criança Feliz de Pernambuco, Bernadeth Gondim, recitação de um verso pela visitadora Ana Maria de Vasconcelos e distribuição de kits com brinquedos didáticos para visitadores do programa.

 

 

O coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão, fez um balanço muito positivo das atividades e falou sobre a referência que o município se tornou em menos de dois anos. “Estivemos juntos desenvolvendo esse evento ao longo desse mês com palestras, simpósios, minicursos, atividades nas creches, formações e hoje estamos encerrando esse ciclo. É importante falar que quando a gente chegou nessa gestão pegou o programa totalmente acabado. A gente reativou, colocou ele para funcionar, trazendo o apoio do Governo do Estado e hoje o Programa Criança Feliz de Gravatá é referência a nível federal e é importante a gente ressaltar, porque isso mostra o quão comprometida a gestão é com a pauta da primeira infância. Hoje, recuperamos o programa e estamos atendendo cerca de 800 famílias que estão sendo beneficiadas pelas visitas domiciliares do programa, o que não acontecia. É importante ressaltar que as famílias não queriam que o programa entrasse nas suas casas, porque eram feitas as entrevistas e depois não voltavam mais. Hoje, temos pais e responsáveis indo em busca do programa nos CRAS, isso mostra que a gestão tem compromisso com as pessoas”.

 

   

 

O prefeito Joselito Gomes destaca que o município conseguiu resgatar a credibilidade do programa. “Assim que começamos a gestão, ano passado, uma das primeiras preocupações da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, foi saber como estava a situação do programa em Gravatá e constatamos a necessidade de retomar, pois estávamos praticamente perdendo ele. Com muita determinação e responsabilidade, a secretaria resgatou esse programa e hoje temos 800 famílias. Queremos ampliar a participação da família desse trabalho necessário em nosso município. A equipe do programa é muito envolvida, trabalha com muito amor e vem realizando as várias ações, como foi por exemplo durante o mês de agosto, com várias ações quanto ao cuidado que devemos ter com a pessoa humana e com o olhar voltado para o futuro cuidando da primeira infância. Esse programa, hoje, é referência no Estado e para muitos municípios que estão também nesse esforço de fazer o melhor.  Precisamos unir forças, continuar focando em nossas crianças e adolescentes, porque compromisso com eles significa compromisso com as pessoas”. 

 

 

 

No momento, houve a apresentação dos integrantes da comissão que vai elaborar a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância, que é composta por Velúzia Rodrigues (COMDICA), Leonardo Lima (representante da Secretaria de Saúde), Fabiana Bezerra (representante da Secretaria de Educação), Josinaldo Leão (representante da Secretaria de Assistência Social e Juventude) e Josefa Maria da Silva (representante do Pro Ludus). 

 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS