Após sete anos sem esse tipo de serviço, Prefeitura de Gravatá é sensível aos usuários do SUS e traz mais esse benefício para a saúde do gravataense
Os usuários do SUS de Gravatá agora contam com atendimento oftalmológico para adultos e teste do olhinho para recém-nascidos, no Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa Posto 1, no Prado. Desde o início de 2015 que o serviço havia sido paralisado na unidade.
As consultas para os dois casos serão realizadas sempre às segundas-feiras. Para o atendimento adulto, é necessário que o usuário realize a marcação na Unidade de Saúde onde recebe assistência. A USF realiza a marcação com a Central de Regulação, e em seguida, informa ao usuário o dia e a hora da consulta no Posto 1.
Gabriel Lins, estudante, não perdeu tempo e foi um dos pacientes adultos atendidos nesta segunda (08). “Eu procurei esse atendimento porque tenho problema de vista e estava precisando. Faz tempo que não uso óculos e complicou minha vista. Muitas pessoas não têm dinheiro para fazer esse tipo de atendimento e é importante ter esse tipo de ajuda da prefeitura. Muito obrigado por ajudar as pessoas que precisam e que continue assim”.
Para os recém-nascidos, são realizados os testes do pezinho, orelhinha e linguinha. A partir desta segunda (08), os pequenos usuários também contam com o teste do olhinho, fechando a triagem neonatal, ação preventiva que pode diagnosticar doenças congênitas, com ou sem sintomas, que permite interferir no curso delas e realização do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença. Entre essas que podem ser identificadas no teste do olhinho estão catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.
Lucicleide Maria da Silva, agricultora, é mãe de Eloá, de 2 meses, e fechou a triagem neonatal com este novo atendimento disponibilizado aos usuários do SUS de Gravatá. “Ela passou pelos testes do pezinho, da linguinha e da orelhinha antes e hoje eu trouxe para ela fazer o teste do olhinho. Achei o atendimento ótimo, maravilhoso, até porque o município está oferecendo essas oportunidades, porque na maioria das vezes tem mães que não têm condições de fazer o teste do olhinho, pois é um pouco caro e a gente que é mãe, que consegue isso pela prefeitura, é excelente. Estou agradecida à prefeitura por isso”.
O secretário de Saúde de Gravatá, Anderson Oliveira, esteve no Posto 1 acompanhando a novidade no município e mais um benefício para a população. “Estamos implantando hoje as consultas oftalmológicas aos munícipes de Gravatá. Por meio da secretaria, a prefeitura vem trazer esse novo serviço que tende a garantir um acesso mais rápido aos pacientes que precisam de atendimentos oftalmológicos. Toda segunda-feira, serão atendidos 30 pacientes. A segunda novidade do dia é que também estamos implantando o teste do olhinho, que trata-se de um dos testes neonatal para nossas crianças que poderão ter acesso agora a todos os testes de atendimento neonatal: olhinho, pezinho, orelhinha e linguinha”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)