Prefeito de Gravatá anuncia repasse do incentivo financeiro adicional para ACSs e ACEs

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 24 de janeiro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: ACE

Anúncio foi dado na sede da Secretaria de Saúde por Joselito Gomes, nesta terça-feira (24), com a presença de representantes das classes, um reconhecimento pelo empenho e dedicação à saúde pública do município, inclusive na linha de frente durante a pandemia da COVID-19

 

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, anunciou, na tarde desta terça (24), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, o repasse do incentivo financeiro adicional para cerca de 190 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município. 

 

 

O valor total corresponde a cerca de R$ 465.000 (quatrocentos e sessenta e cinco mil reais) oriundo do Fundo de Financiamento da Saúde (FNS), do Ministério da Saúde.

 

 

Tatiana Fradique é presidente da Associação Municipal Dos Agentes Comunitários De Saúde (AMACS) e ela destacou: “mais uma vez é importante a gente destacar a luta dos ACSs e ACEs, pois há 30 dias estávamos em negociação com a gestão e ela fez o esforço e mostrou o comprometimento. Agradecemos a todos os associados da AMACS e AMACEG, dos sindicatos municipal e estadual, e o comprometimento da gestão em reconhecer um direito adquirido e fazer um esforço, tendo em vista toda problemática que a gente já reconhece, e mais uma vez a gente reafirma que estamos para somar com a gestão. O princípio da nossa categoria é o zelo pelo servidor e o comprometimento com o usuário”.  

 

 

A presidente da associação dos agentes comunitários de endemias de Gravatá (AMACEG), Rosimere Gonçalves, também estava na reunião e considerou que “a gente já tem uma parceria e o que a gente queria era o reconhecimento que nesse momento foi muito bom pra gente. Depois de reuniões exaustivas conseguimos um êxito muito positivo. E foi crucial a fala do prefeito quando ele disse sobre esse alívio para as duas categorias. Estávamos ansiosos por esse desfecho e foi excelente”, destaca a agente de Endemias ao reforçar o agradecimento à gestão municipal e resgatar os esforços da categoria durante a pandemia da Covid-19: “Só temos a agradecer esse reconhecimento, porque a gente interpreta como um reconhecimento de estarmos à frente da pandemia, foram categorias que em nenhum momento parou com a população e, acima de tudo, nos dando esse respaldo do reconhecimento que a gente tanto precisava. Muito obrigada ao prefeito por ter tido esse olhar diferenciado e nossa função é essa, estamos aqui para ajudar o município e junto construirmos uma condição melhor para o gravataense”. 

 

 

A diretora de segurança do trabalhador do SINDACS PE, Alcione Gama, reconhece o empenho do prefeito junto à categoria. “A nossa categoria precisa estar cada vez mais unida  reconhecendo que a luta é importante. O prefeito demonstra uma sensibilidade valorizado essa categoria,mas foi muito importante essa mesa aberta do diálogo, com o secretário e a gente vai ter, durante 2023 todo, mesas de negociação permanente e precisa unir a categoria junto ao gestor que o nosso objetivo maior, enquanto trabalhadores, é também a melhoria da qualidade de vida das pessoas de Gravatá, o mesmo objetivo do gestor. A gente está muito feliz com essa decisão. Foi uma reunião cansativa, que precisamos trazer nossos argumentos, trazer também, e temos que continuar construindo tudo na base do diálogo. Duas palavras foram faladas: legado e sensibilidade. A gestão de Gravatá demonstrou essa sensibilidade e está deixando um legado”.

 

O prefeito Joselito Gomes fala quem ganha com esse anúncio de hoje. “Esse reconhecimento é importante e principalmente as condições que precisa dar para às categorias, para que possa desenvolver um trabalho satisfatório, de modo especial, para a população. Que ela possa reconhecer que dentro do trabalho está sendo realizado e o agente comunitário de saúde e o agente comunitário de endemias também motivado, satisfeito, comprometido com seu trabalho e apresentando resultados positivos. Quem ganha com tudo isso é a população do nosso município. Daí o anúncio que foi feito aqui na Secretaria de Saúde mostrando o nosso compromisso com as pessoas”. 

 

 

A reunião contou com a presença do secretário de Saúde de Gravatá, Anderson Oliveira, e também dos secretários executivos, Paulo Costa e Viviany Cavalcante. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Marcone Barros (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS