Prefeitura de Gravatá divulga balanço do Carnaval 2023

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em 28 de fevereiro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Carnaval 2023

Dados foram positivos graças ao empenho da gestão municipal e de parceiros importantes em oferecer serviços que garantem segurança a todos os participantes da festa

 

 

 

O Carnaval de Gravatá deste ano certamente deixou saudade, mas para isso acontecer foi preciso um conjunto de ações e parcerias para que tudo corresse de maneira ordeira e segura para quem escolheu brincar e para quem trabalhou nos quatro dias de festa.

 

 

De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura de Gravatá, o quantitativo de foliões neste ano foi bem superior ao esperado, tendo a rede hoteleira uma taxa de ocupação superior a 75% na hospedagem. Foram contratados mais de 500 artistas e músicos que se apresentaram em três grandes pólos tradicionais de apresentações de carnaval, e 32 blocos e troças por toda cidade no período de 11 a 26 de fevereiro de 2023, além da contratação de mais de 60 seguranças garantindo ao folião muita segurança.  

 

 

 

O folião estava decidido a se divertir. Esse dado é confirmado pelo baixo número de ocorrências registradas pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS e da Guarda Civil Municipal – GCM. 

 

 

Nos polos e blocos carnavalescos, não foi registrada nenhuma denúncia de roubo ou furto, e nenhuma ocorrência de acidente de trânsito.

 

 

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, foram atendidos 26 ofícios de blocos atendidos e 05 ofícios de blocos de escolas. Foram 07 eventos com bloqueios de vias e 04 eventos religiosos. No setor de achados e perdidos, 01 Documento foi perdido e 01 documento foi devolvido. 

 

 

 

Mais uma vez, assim como em outros grandes eventos públicos, a Prefeitura de Gravatá fez ação de troca de garrafas de vidro por garrafas de plástico e teve grande aceitação dos foliões, que realizaram essa troca de forma espontânea.

 

 

O DMGTTRANS, entre os dias 15 e 22 de fevereiro, registrou 107 autuações e 03 remoções. A blitz educativa, na Rua Amaury de Medeiros, teve 27 abordagens e 01 remoção.

 

 

A Secretaria da Mulher de Gravatá, durante os quatro dias de Carnaval, informa que não recebeu demanda espontânea, bem como nenhum encaminhamento dos órgãos de segurança.

 

 

A Polícia Militar de Pernambuco, no período pré-Carnavalesco, de 01 a 16 de fevereiro, registrou 02 ocorrências, sendo posse de entorpecente no dia 12, e entorpecentes/drogas no dia 16. Já no período de Carnaval, de 17 a 22, foram registradas 03 ocorrências, sendo 01 desacato/resistência; 01 ameaça/desobediência/resistência/perturbação de sossego; e 01 posse de entorpecente. Totalizando 05 ocorrências registradas pela 5ª CIPM. 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco atendeu, em Gravatá, entre os dias 18 e 21, 03 ocorrências, sendo 01 atendimento pré-hospitalar de queda de moto, 01 APH de mal súbito e 01 salvamento de controle de inseto.

 

O SAMU Gravatá atendeu, entre os dias 15 e 21 de fevereiro, quatro ocorrências na ambulância de apoio e teve o total de 46 ocorrências atendidas pelo número 192, sendo 15 traumas, 27 ocorrências clínicas, 01 psiquiátrica e 03 obstétricas.

 

O trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária começou no sábado dia 11 e foi até a terça-feira gorda, dia 21. Entre as principais preocupações da chamada “Operação Carnaval” estavam o controle e a fiscalização de alimentos e bebidas para consumo humano, além da prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos-DTA. A Vigilância Sanitária do município realizou inspeções e orientações aos comerciantes durante toda a festa com o apoio da Guarda Civil Municipal e da PMPE. Foram visitados 202 estabelecimentos e não houve registro de notificações, nem denúncias no período do Carnaval. 

 

De acordo com a AJA, empresa responsável pela manutenção urbana de Gravatá, mais de 600 toneladas de lixo foram recolhidas das ruas da cidade nos quatro dias de festa.

 

 

E de acordo com o Conselho Tutelar de Gravatá, não houve registro de ocorrências nos focos de folia.

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, falou orgulhoso sobre o trabalho realizado nos dias festivos. “Após uma saudade imensa que todos estavam do Carnaval, pudemos realizar a festa com segurança e de forma sadia na cidade. Os foliões participaram ativamente dos desfiles dos blocos e das atrações nos polos da cidade. Quero agradecer o trabalho e o empenho dos profissionais de órgãos competentes da Prefeitura de Gravatá e de instituições que colaboram com a tranquilidade do reinado de Momo e de grandes eventos promovidos na cidade, que cuidaram da segurança de todos, e um agradecimento especial a você, folião e foliã, que fizeram nosso Carnaval brilhar e ser destaque. Até o próximo ano, se Deus quiser”. 

 

 

O Carnaval de Gravatá 2023 teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Imagens aéreas: Eliese Henrique

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS