Prefeitura de Gravatá lança o Programa Ciranda de Afeto para contemplar gestantes do município 

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 07 de abril de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Grávidas terão uma rede de apoio conjunta das secretarias da Mulher e de Saúde durante o pré-natal 

 

 

 

O Programa Ciranda de Afeto, uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher, foi lançado na manhã desta quinta (07), no auditório do CAIC. 

 

 

Dentro da Secretaria da Mulher há um planejamento estratégico e dentro dele existem sete eixos, um deles voltado para a saúde da mulher e direitos reprodutivos. Dentro desse eixo é desenvolvido o Programa Ciranda de Afeto e o desdobramento dele são ações voltadas para mulheres gestantes. Um outro programa voltado para as mulheres trans será desenvolvido até o final do ano. 

 

 

Danielle Maria de Oliveira, de 31 anos, auxiliar de farmácia, é uma das grávidas que participa do programa. Ela falou como esse programa vai ajudá-la a passar por esse momento especial. “Muito maravilhoso o que estão fazendo com a gente, conhecer mais a saúde da gestante. Sou mãe de três crianças, sofri um aborto aos 6 meses da minha primeira gestação. Passei 10 dias com o bebê na barriga, mas, graças a Deus, quando fiz o pré-natal, foi descoberto que ele estava morto. Se eu tivesse um programa como esse da Ciranda de Afeto na época, eu acho que não teria acontecido isso, pois eu teria conhecimento e teria percebido logo. Corri risco de infeccionar ou até morrer. Estou muito feliz em participar e peço para que toda gestante sempre procure as unidade de saúde, falem com a enfermeira, a equipe de saúde e participem do programa também”. 

 

Solange Espíndola é coordenadora de Território da Secretaria de Saúde de Gravatá e ela explica como funciona o programa. “Ele vai ajudar muito a gestante do CAIC I e CAIC II, que é uma área que necessita muito disso. Teremos uma equipe multidisciplinar e vamos dar continuidade ao acompanhamento de pré-natal. É uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar com a mãe na chegada do bebê e a Ciranda de Afeto vai fortalecer ainda mais esse momento para abraçar os dois juntos.  As pessoas que são atendidas aqui geralmente têm filhos muito jovens, adolescentes, o que é, em sua maioria, uma gravidez de risco e será muito importante esse trabalho aqui”. 

 

 

A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, fala sobre essa rede de apoio às grávidas do município. “O objetivo é o trabalho em parceria entre as duas secretarias em cuidado com a mulher gestante e com esses dois equipamentos e outros serviços que se façam necessários a partir da identificação de cada necessidade das gestantes. Está previsto um calendário de oficinas, que será conduzido pela equipe da Secretaria da Mulher, com a realização nos postos de saúde, tanto da zona urbana, quanto da zona rural. Temos uma meta a ser alcançada e ela se propõe a um número de atendimentos de gestantes do nosso município”.      

 

O prefeito, Joselito Gomes, que esteve presente na solenidade, falou do compromisso com a saúde das futuras mães de Gravatá. “Através desse programa acompanhamos as gestantes acolhendo, orientando, cuidando delas e isto é muito importante, porque o ser humano, essencialmente, necessita disso tudo e isso faz bem, tanto para a mãe e mais ainda para o bebê. E assim, vamos continuando esse trabalho, oferecendo vários programas através das secretarias e importante é que as pessoas tenham consciência da necessidade e possam participar, porque nosso compromisso é com as pessoas”.  

 

Marcaram presença na solenidade o secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Vital Medeiros, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Gleizy Gueiros, a idealizadora do Programa Ciranda de Afeto, Gisele Gomes, a equipe da Secretaria da Mulher e servidores municipais. 

 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS