Prefeitura de Gravatá promove debates com jovens do NUCA

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 18 de julho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Atividade faz parte das ações que a gestão municipal está realizando dentro da programação voltada para receber o selo da UNICEF

 

 

O cuidado com as crianças e os adolescentes de Gravatá é um dos compromissos da atual gestão municipal.

 

 

Por isso, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação e do Núcleo de Apoio aos Estudantes e Familiares (NAEF), promoveu debate sobre saúde mental com jovens do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes

 

 

A atividade faz parte das ações que a gestão municipal está promovendo como critério para receber o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. Por isso, a gestão municipal deverá trabalhar, entre os anos de 2021 e 2024, em três pilares principais: assistência social, saúde e educação.

 

 

Quatro eixos deverão ser trabalhados nos próximos anos pelo NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes: Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero; Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos à saúde sexual e à saúde reprodutiva; Enfrentamento ao racismo e outras violências; e Promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes.

 

Alberis Luís, psicólogo do Núcleo de Apoio aos Estudantes e Familiares (NAEF), participou da atividade e disse que: “A atividade com os adolescentes do NUCA foi um bálsamo para essa sexta-feira. Pude observar em cada olhar a ansiedade, a insegurança, e acima de tudo, a vontade de aprender. Falávamos sobre como a ansiedade nos atinge e de como estamos trabalhando para encontrar um equilíbrio dos sintomas. Chegamos a conclusão que é preciso estabelecer redes de apoio, pois muitas vezes as pessoas se sentem sozinhas e isso acaba aumentando a sensação de medo e angústia. O grupo do NUCA possibilitou aos adolescentes espaço de fala e escuta. Sensibilizar, aprender e compartilhar. É tão rico ver tanta gente jovem buscando conhecimento”. 

 

O psicólogo complementa que “no final do encontro, tivemos um momento com a nossa secretária de Educação, professora Ninha, que entrou na roda de conversa e abrilhantou o espaço. Parabenizo o jovem Artur Felipe, por acreditar nessa juventude, e por ser esse líder nato. O selo UNICEF terá um significado especial, por ter tantas mãos talentosas trabalhando em prol do desenvolvimento do adolescente e de nossa cidade Gravatá”. 

 

 

De acordo com Artur Felipe (em pé), Assessor de Juventude da SASJ e Mobilizador do NUCA, “o dia de hoje foi muito produtivo, mais uma atividade desenvolvida com os adolescentes do NUCA, desta vez, tratando de saúde mental, tema que já foi trabalhado, mas, por outra vertente. O encontro foi muito satisfatório e as atividades não param, rumo a certificação da UNICEF”. 

 

 

Nesta terça (19), será trabalhado o eixo: “Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero”, na sede da Secretaria da Mulher, a partir das 14h.

 

Selo Unicef – O Fundo das Nações Unidas para a Infância promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos. (Fonte: https://www.selounicef.org.br )

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS