Prefeitura de Gravatá promove sábado de vacinação e testagem em massa

Tags: , , , ,
Publicado em 26 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Testa PE e Dia D da segunda dose da vacina reforçam o compromisso da gestão com a saúde dos gravataenses

 

 

 

 

O dia 25 de setembro foi marcado por uma força-tarefa para testagem e vacinação de segunda dose em Gravatá. A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo de Pernambuco, realizou testagem em massa na Praça da Matriz e aplicação de segunda dose contra Covid-19 no Centro de Vacinação, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB e na Escola de Referência em Ensino Médio – EREM Devaldo Borges.

 

O município está há 36 dias sem óbitos por Covid e, aliado a isso, os casos da doença têm diminuído de forma acelerada e significante, fruto do empenho da gestão do prefeito Joselito Gomes em cuidar da saúde dos munícipes não apenas no tratamento, mas também na prevenção e isto é visível nas ações que têm sido realizadas desde o início do governo, em 1º de janeiro deste ano.

 

 

Erik Tavares, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Gravatá, detalha a ação do Testa PE, ocorrida neste sábado (25). “Estamos realizando essa ampla testagem por demanda espontânea no centro da cidade para que nós possamos detectar as pessoas positivas, os casos ativos da doença. Então você que está com sintoma pode estar procurando, no próximo sábado a Praça da Matriz para que seja realizada essa testagem que sai em 15 minutos. Esta é uma estratégia pensada pelo Governo do Estado pela Secretaria Estadual de Saúde, junto aos municípios, pra que todos esses casos que estejam ativos no município sejam isolados, não só os casos, mas também os seus contatos, e a gente consiga tratar caso a caso e tentar controlar essa doença e esses casos o nosso município. Durante a semana nós estamos realizando também essa testagem no Centro de Testagem, também por demanda espontânea, então já que a pandemia deu uma tranquilizada não precisa mais ocorrer aquele agendamento prévio, você pode se dirigir diretamente ao Centro de testagem a qualquer momento do dia das, 8h às 12h e das 13h até às 17h pra realizar seu teste.”

 

Sobre o Dia D da vacinação de segunda dose, o coordenador do PNI do município, Leduard Leon, pontua que “estamos fazendo no município de Gravatá um dia de vacinação de segundas doses nas pessoas que estão em atraso ou nas pessoas que estão no prazo pra tomar uma segunda dose. Então, as pessoas puderam se encaminhar aos pontos de vacinação: Centro de Vacinação, AABB, EREM Devaldo Borges, e elas apresentaram documento original de identidade e CPF, bem como o cartão de vacina. As pessoas de 15 anos ou mais que ainda não tinham tomado a sua primeira dose, também tiveram a oportunidade de realizar sua vacinação nesse dia de hoje. As pessoas que tomaram a vacina da AstraZeneca, há 90 dias ou mais, que querem completar seu esquema de vacinação, podem se encaminhar a um dos pontos de vacinação pra realizar a administração da sua dose. De acordo com o Ministério da Saúde, essa dose pode ser substituída pela vacina da Pfizer, sem qualquer comprometimento na sua imunização. É importante que nesse momento todos completem o seu esquema de vacinação. Então aqueles que tomaram Sinovac, AstraZeneca ou Pfizer, olhem o período de vacinação da sua segunda dose e se encaminhem a um dos pontos de vacinação para completar o seu esquema vacinal.”

 

 

 

Testa PE: dia 02/10, das 7:30h às 12h, na Praça da Matriz.

Vacinação: diariamente, das 8h às 16h, nos pontos de vacinação: AABB, Centro de Vacinação e EREM Devaldo Borges.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS