Prefeitura de Gravatá realiza minicurso de reaproveitamento de alimentos

Tags: , , , ,
Publicado em 10 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Desenvolvimento Econômico

Com o conhecimento adquirido, alunos economizarão com a total utilização dos insumos

Ministrado pelo instrutor Ivan Vilar, o curso, ofertado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as empresas Tambaú e Seletros, proporciona aos alunos as noções básicas para utilizar partes dos alimentos que seriam descartadas, bem como o reaproveitamento de alimentos já preparados e utilizados em parte que seriam jogados no lixo.

Este curso irá atender 80 alunos divididos em 4 turmas com 20 alunos cada, com carga horária total de 4h, entre os dias 2 e 3 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde.

A merendeira Marinalva Joana da Silva, aluna do curso, descreve a sua experiência. “Eu amei. Fiz o curso e as comidas que tava lá na geladeira, que a gente podia jogar fora, a gente pode aproveitar, fazer um prato. Ficou uma delícia os pratos que a gente fez hoje. A farinha da cebola, o bolo de arroz, que a gente aproveitou arroz com a verdura que estava estragando na geladeira e fizemos bolo. Muito importante, foi muito bom mesmo participar. Eu amei de coração.”

O instrutor Ivan Vilar, que já deu outros cursos por meio da Prefeitura, fala sobre a experiência que é proporcionada aos alunos. “Essa é uma oficina solidária com a participação da Prefeitura Municipal, a Tambaú alimentos e a loja Seletros. É um projeto que já atingiu 20 cidades em Pernambuco e brevemente vamos estar em outros estados também. A finalidade desse projeto é trazer entendimento para as pessoas sobre o reaproveitamento. Quando se compra uma verdura, uma fruta, você paga a casca também, então essa ideia é que você aproveite 100% do alimento. Primeiro a natureza, o Planeta agradecem. Você imagina 40.000 toneladas de alimentos são jogados fora. Então eu ensino a eles a aproveitar 100%. A economia no bolso também é muito grande, porque eles aprendem a fazer pratos refinados com sobras, com cascas, com talos, então pro meio ambiente e pra economia é muito bom esse projeto social.”

Demonstrando o compromisso da gestão do prefeito Padre Joselito com as pessoas, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Josias Teles, ressalta que “é uma parceria por demais importante e a Secretaria tem priorizado a questão da capacitação e essa é muito especial, porque ela trata de você fazer uma oficina pra que as pessoas possam reaproveitar alimentos e nesse momento que a gente está vivendo de tanta dificuldade, a dona de casa, as pessoas que trabalham assim em ramos específicos, como por exemplo as merendeiras do nosso município estão participando aqui dessa oficina. Muito importante o Ivan Vilar nos trazer isso através da sua empresa e também parceria com Tambaú alimentos, Seletros, isso é muito importante para o município, importante para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e principalmente importante para a população que tem essa oportunidade de participar conosco dessa oficina que são 80 pessoas que estão participando.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)