Primeira noite da 12ª edição do Festival Virtuosi Gravatá trouxe a suavidade e a potência do piano

Tags: , ,
Publicado em 19 de agosto de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura


Festival de música clássica homenageia maestro Rafael Garcia na cidade serrana em 2022

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, apresenta a 12ª edição do Festival Virtuosi Gravatá, com realização da Virtuosi Sociedade Artística, que em 2022 homenageia Rafael Garcia, maestro chileno falecido em outubro de 2021, que foi o criador, regente e diretor artístico do evento, do qual esteve à frente até a data de sua morte, aos 77 anos.

 

 

 

Os concertos, que tiveram início na noite da última quinta (18), mais uma vez foram hospedados na Igreja Matriz de Sant’Ana e trazem ao município o que há de melhor na música clássica e, como é proposta do festival, aproximam esse tipo de arte erudita do público geral e a democratizam.

 

 

 

Para abrir o festival, o pianista Lucas Thomazinho foi o escolhido. Paulista de 27 anos, o artista ganhou seu primeiro concurso aos nove anos de idade e depois disso ganhou diversos outros prêmios nacionais e internacionais, dentre eles, o 1º lugar no XVIII Santa Cecilia International Competition (Portugal), o 2º lugar e o prêmio do público no I Teresa Carreño International Piano Competition (Miami), premiado também no V Concurso Internacional BNDES de Piano, no Concurso Internacional de Interpretação Pianística da obra do compositor Osvaldo Lacerda e no PIANALE International Academy & Competition (Alemanha).

 

 

 

Para o repertório inaugural desta edição do evento em Gravatá, o pianista escolheu peças dos compositores Heitor Villa-Lobos, Maria Szymanowska, Richard Wagner e Franz Liszt. Enquanto se apresentava, o público ficou totalmente envolvido e atento à sua performance carregada de emoção e técnica.

 

 

 

“Esse programa que eu fiz hoje é um programa que eu já tenho bastante familiaridade, já tive a oportunidade de tocá-lo em diversos lugares, com diferentes públicos e foi um prazer estar aqui, porque é um público muito querido que está ali prestando atenção, querendo saber quais vão ser as surpresas que a música vai proporcionar e isso é muito legal, porque isso acaba estimulando o artista ficar mais à vontade e a passar a música para quem está assistindo”, ponderou Thomazinho.

 

 

 

 

À frente do festival e da sociedade artística com seu esposo Rafael Garcia, Ana Lúcia Altino segue firme na direção do Virtuosi e fala da emoção de homenagear o maestro e estar de volta à Gravatá após dois anos de interrupção por conta da pandemia da Covid-19. “Em primeiro lugar é muita emoção para mim. É muita alegria de voltar, de estar aqui no palco novamente e uma emoção muito grande porque estou aqui nos mesmos lugares, fazendo as coisas que ele fazia, sentindo como se a presença dele estivesse aqui, a voz dele ecoando, enfim, é triste, mas a genste tem que levar em frente o trabalho que nós fizemos juntos, criamos há tanto tempo, principalmente o Festival Virtuosi que já vai fazer 25 anos. Então, para mim, é um prazer muito grande estar aqui e prazer também no sentido de continuar com esse legado, com esse trabalho de maneira incansável em defesa da música e da democratização da música, de levá-la para todo mundo.”

 

 

 

 

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, celebra a volta do festival à Suíça Pernambucana. “É com muita satisfação que a gestão recebe o 12º Festival Virtuosi de Gravatá. Além de ser uma satisfação imensa, chega até a ser emocionante, pois a música clássica toca os nossos corações e coloca o nome de Gravatá no cenário mundial, isso aqui vai ecoar pelo mundo inteiro: as apresentações, os artistas, as atrações. A plateia educadíssima, comportada e eu fico muito satisfeito de viver esse momento, a volta do Virtuosi que, junto com nosso Festival de Jazz, que vamos ter em breve, são os dois espetáculos internacionais que acontecem em Gravatá.”

 

 

 

 

Para o prefeito do município, Joselito Gomes, é um prazer poder proporcionar novamente aos gravataenses e visitantes o acesso à música clássica em um festival tão bem organizado e refinado. Para o gestor, “é um prazer para mim, enquanto gestor, e também para a população de Gravatá, depois de um longo período sem a realização do Virtuosi, graças a Deus estamos hoje, dia 18 de agosto de 2022, iremos até o dia 21 com a 12ª edição do Virtuosi em Gravatá. Isto é algo maravilhoso para a nossa população e, também, para as pessoas que nos visitam, gostam de estar em Gravatá tendo a oportunidade de participar do festival. e assim continuamos nosso trabalho, dando atenção e tendo sensibilidade àquelas realizações, àqueles eventos que a população espera que estejam acontecendo na cidade, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

 

 

 

Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, e o chefe de Gabinete, Lucas Noia.

 

 

O festival segue pelos dias 19, 20 e 21 de agosto com a seguinte programação:

Sexta (19): às 19h30, apresentação da harpista Cristina Braga

 

Sábado (20): às 11h, apresentação do pianista gravataense Luis Felipe Oliveira

 

Sábado (20): às 20h30, apresentação do contratenor Edson Cordeiro acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Nilson Galvão

 

Domingo (21): às 11h, apresentação do grupo Flauta de Bloco

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS