SAMU Gravatá promove curso de Condutor de Veículo de Emergência para condutores do serviço de Gravatá e região

Tags: , , , ,
Publicado em 25 de novembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Além de Gravatá, outros oito municípios da região e do Rio Grande do Norte participam do curso que tem duração de seis dias divididos entre aulas teóricas e práticas

 

A Prefeitura de Gravatá está sempre pensando no melhor atendimento para a população da cidade e, quando se trata da saúde, esse cuidado é redobrado.

O condutor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) precisa de destreza no momento do socorro ao usuário, que solicita ajuda rápida, e para melhorar esse atendimento, profissionais do SAMU de Gravatá participam do curso de Condutor de Veículo de Emergência – C.V.E., que está sendo realizado nas instalações do Villa da Serra. 

De forma pioneira na região, desde terça-feira (23), 40 profissionais dos SAMUs de oito municípios participam do treinamento que segue até este domingo (28), com módulos teórico e prático. 

 

Entre os assuntos vistos estão: a frenagem de emergência e uso dos recursos de direção do carro, como explica Marcelo Alves, que é o instrutor do curso de C.V.E e faz parte da equipe de instrução do SAMU Jaboatão. “Esse curso é realizado em dois módulos, onde tivemos o primeiro com a parte teórica, que foi encerrado nesta quarta (24), e hoje estamos entrando no segundo módulo, que é a parte prática, dividido em dois grupos, que será trabalhado até domingo (28). A gente vai ter esse treinamento por quatro dias, estamos com quatro pistas montadas para serem realizados 12 exercícios neste primeiro dia. No segundo dia, será feito o exercício da parte mais ofensiva do curso. Nós, que atuamos nessa área, temos cursos teóricos, mas vemos a necessidade e precisamos muito desse tipo de conhecimento para ser usado no nosso dia a dia. Hoje, eles estão podendo conhecer o veículo, saber a limitação dele, como sair do sinistro, tem exercício de reflexo para desviar obstáculos, como por exemplo uma criança que fique na frente do veículo, e ele consegue ter essa destreza de desviar. Será vista também a frenagem de emergência usando o mecanismo de segurança do veículo e acho que para a gente que atua nessa área é um curso que enriquece a nossa categoria”.     

 

O chefe de frota do SAMU de Gravatá, Genildo Bezerra, comentou que “no dia a dia do nosso trabalho esse curso vai agregar o bom conhecimento com relação aos condutores. Aqui na base SAMU Gravatá estamos com 18 condutores, três veículos, uma Ambulância de Suporte Avançado (USA), uma GTA 1, uma GTA 2, duas motos e dois carros de reserva. Esse curso será muito importante para os condutores daqui de Gravatá e para os colegas dos municípios vizinhos, como Bezerros, Caruaru, Vitória, e Natal, no Rio Grande do Norte, então esse curso teve uma abrangência boa. Gravatá é uma cidade pioneira aqui em Pernambuco a realizar esse tipo de instrução totalmente grátis”.  

 

A coordenadora do SAMU Gravatá, Mirtes Melo, destaca a importância desse tipo de curso com os condutores de viaturas. “Cada vez que nossos condutores se capacitam, mais eficiente será o trabalho apresentado por eles, pois trabalhamos com vidas e devemos apresentá-lo de qualidade. Desde o momento em que eles saem para atender uma ocorrência até onde está a vítima, é uma grande responsabilidade. Eles têm um grande compromisso, porque cuidam deles mesmos, da equipe, de quem está sendo socorrido e das pessoas que cruzam com a ambulância no caminho. Essa parceria da Prefeitura de Gravatá, junto com os municípios vizinhos, está tornando o trabalho do SAMU Gravatá ainda mais referência. A gente conseguiu unificar o nosso trabalho SAMU para que todos juntos envolvidos nessa capacitação se tornem mais qualificados”.

 

Os municípios participantes foram: Cortês, Bezerros, Vitória, Caruaru, Jataúba, Chã Grande, Glória do Goitá e Natal/RN. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS