SAMU Gravatá promove segunda capacitação para condutores de veículos de emergência 

Tags: , , , , , , , , ,
Publicado em 28 de julho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Capacitação

Curso é importante para treinar os profissionais que cuidam dos primeiros socorros de quem precisa de atendimento médico imediato 

 

 

 

Carros, pedestres, motos, animais, tudo pode ser um obstáculo no momento de um atendimento de socorro das equipes do SAMU. 

 

 

Para capacitar os condutores que têm a responsabilidade de prestar esse serviço, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, pelo SAMU municipal, realiza a 2ª Capacitação de Veículo de Emergência – CVE.

 

 

A partir do momento em que esses profissionais assumem a direção da viatura, eles têm responsabilidade com a vida deles mesmos, da equipe, da pessoa que está em socorro e de toda sociedade que está ao redor. 

 

 

Por isso, 40 condutores do SAMU de Gravatá e dos municípios de Pesqueira, Bezerros, Garanhuns, Brejão, Cortês, Jataúba, Moreno, Caruaru, Chã Grande, além do Detran Recife e Caruaru, passam por aulas teóricas, na base do SAMU Gravatá, e práticas, no antigo Vila da Serra, desde terça (26) até o próximo domingo (31). 

 

Um dos condutores que está participando da capacitação, Manoel Francisco, do SAMU de Chã Grande, opina sobre o treinamento. “Essa capacitação é muito eficaz, porque quando eu iniciei, há cinco anos, não tive essa oportunidade de ter esse curso. Essa é a segunda vez que estou fazendo e adquiri muito conhecimento, mais habilidade e experiência. Comecei no SAMU daqui de Gravatá e hoje sou do serviço de Chã Grande”. 

 

A aula prática teve início nesta quinta (28), com o revezamento de duas turmas de 20 condutores cada uma. Os responsáveis por esta etapa da capacitação são Marcelo Alves, que é o coordenador do curso, além dos instrutores Márcio Cardoso, Claudionor Adrião e Vanderlei Jorge de Lima, que é instrutor do SAMU Jaboatão e Recife e explicou: “O primordial aqui é capacitar, melhorar o serviço do SAMU, qualificando os profissionais, que aqui eles têm a oportunidade de praticar e fazer exercícios de forma dinâmica nos veículos que eles trabalham e vivenciam nas ruas, fazendo o atendimento das pessoas e, com isso, ele consegue atender melhor a demanda da população de Gravatá e de municípios vizinhos. Desde a aula teórica, até a prática, ensinamos que o importante é o condutor ir para as ruas sabendo o que deve fazer, podendo se livrar de um acidente, em uma situação de urgência emergência, e qualificando para atender melhor. Infelizmente ainda acontecem acidentes com ambulância e talvez isso aconteça por causa da pouca capacitação do profissional e Gravatá, junto com Jaboatão e Recife, vem levantando essa bandeira qualificando esse pessoal. Por isso a gente vem de outros municípios para colaborar com o município de Gravatá”.  

 

Mirtes Melo, coordenadora do SAMU Gravatá, acompanhou o treinamento prático e complementou que “estamos nessa segunda capacitação para que, com isso, nossos profissionais condutores estejam cada vez mais qualificados, para prestar um socorro com mais firmeza e segurança à população gravataense”.

 

Entre os parceiros desta capacitação estão Guarda Civil Municipal – GCM, Detran/PE, PRF-PE e o Núcleo de Ensino Permanente – NEP.

 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS