Alerta é da Clínica da Mulher de Gravatá e é um estímulo ao cuidado que não deve se resumir apenas no mês da campanha Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa 2022 chegou ao fim, mas a Clínica da Mulher, equipamento da Prefeitura de Gravatá que cuida da saúde feminina, alerta que os cuidados com a mama devem ser permanentes, nos 365 dias do ano.
A mastologista Vanessa Honório alerta sobre essa atenção especial que toda mulher deve dedicar ao longo do ano. “O câncer de mama é o mais incidente em mulheres e a principal causa de morte delas e daí a importância de se realizar esse acompanhamento e o rastreio mamográfico de rotina. A clínica está aberta para receber essas pacientes que venham a ter alguma alteração e realizar esses exames de imagem. Aquelas mulheres que não têm histórico na família devem realizar o acompanhamento anualmente, a partir dos 40 anos, e a própria Unidade Básica de Saúde (UBS) pode realizar a solicitação e caso tenha alguma alteração eles encaminham até a Clínica da Mulher. É importante conscientizar sobre o câncer de mama, meios de prevenção que são a qualidade de vida, prática de atividade física, dieta, para reduzir os riscos de desenvolver o câncer de mama e realizar os exames de forma regular para caso venha a ter alguma coisa ser identificado no início e, com isso, aumenta a chance de cura”.
Edvânia Ferreira da Silva é auxiliar de costureira e é uma das pacientes de Gravatá que está consciente sobre esses cuidados. “É muito importante ter esse acompanhamento, essa foi a minha primeira vez, nós mulheres temos que cuidar da nossa mama. Eu não sou muito de médico, mas precisava vir para ser acompanhada porque tenho muitos cistos e amei o atendimento. Vou voltar sempre que precisar. Um serviço maravilhoso, amei e fora essa importância da mulher fazer o exame de mama uma vez ao ano, porque sabe como está e se estiver no início se encaminha ao médico”.
A Clínica da Mulher de Gravatá está localizada na Rua Duque de Caxias, 38, Centro, por trás do Mercado de Farinha. O funcionamento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h às 16h.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)