Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Tags: , , , , ,
Publicado em 02 de setembro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá – IPSEG

 

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá – IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019. 

 

 

 

Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição. 

 

 

Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores. 

 

 

Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas mudanças mexeram muito com a vida do servidor em três modalidades: os que entraram até 2003, os que entraram depois desse ano e os futuros daqui para frente. Muitas pessoas ficaram em pânico sobre seus direitos e verificamos que o pessoal ainda está muito desinformado. Esse momento está sendo de suma importância para esclarecer, discutir os pontos e a necessidade desse debate ser ampliado. Para alguns será uma mudança grande e vai gerar impacto na vida de muitos. Essa publicidade é importante para que o servidor possa buscar seu direito e saber exatamente como ele pode resolver as questões previdenciárias”.

 

O presidente do IPSEG, José Everaldo, acompanhou a palestra e avaliou o encontro desta quinta. “Esse é um conhecimento básico que é importante para todos os servidores ativos e inativos, ter um conhecimento básico da reforma da previdência, isso tem determinação por meio da Emenda Constitucional 103/2019 e todos os municípios, em todo território nacional, estão se adequando, cada um de acordo com sua história, com sua necessidade, com seu perfil. Esse momento aqui com nosso assessor jurídico previdenciário foi para tirar dúvidas e nós estamos à disposição, na pessoa do gerente previdenciário, Manoel Nunes,  na sede, que fica na Rua João Pessoa, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h”.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS