Prefeitura Municipal realiza a terceira edição do evento, neste sábado (19), no Polo Moveleiro, promovendo apresentações culturais, exibição e venda de produtos, aulas-show do Festival Gastronômico de Gravatá e show de Geraldinho Lins completam o evento
O Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, e o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no dia 17, são festejados dentro da programação do Tardes no Polo, evento mensal que movimenta o tradicional Polo Moveleiro de Gravatá, e que em agosto acontece neste sábado (19). A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, integra a programação do “Agosto Cultural”. O Tardes no Polo marca ainda o encerramento do Festival Gastronômico do Gravatá, que contará com show do cantor Geraldinho Lins e é realizado em parceria com o Governo do Estado, via Empetur.
O Tardes no Polo transforma o Polo Moveleiro numa agradável via de passeio. Dessa vez, as atividades serão iniciadas mais cedo, já às 13h45, quando começa a programação de aulas-show do Festival Gastronômico, que capacitou profissionais e criou pratos em 30 estabelecimentos de alimentação da região.
“O Tardes no Polo é um evento que lançamos neste ano com muito sucesso, por oferecer diversão e lazer não só aos visitantes, mas também aos gravataenses. É um evento tranquilo, à vontade, que incentiva a circulação e o comércio no nosso principal atrativo turístico, que é o Polo Moveleiro. Nesta edição, temos a alegria de receber a arena do Festival Gastronômico de Gravatá, do Governo do Estado, com apoio do município, então o Tardes está ainda mais especial”, destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
Até as 21h do sábado, a Rua Duarte Coelho fica exclusiva para os pedestres, recebendo várias atividades culturais, como apresentação de maracatu, mamulengos e circenses em pernas de pau, além de dois mini palcos, com shows intimistas de jazz e MPB. Haverá ainda uma arena de recreação infantil e uma de jogos de tabuleiro.
GASTRONOMIA
A gastronomia, estrela desta edição, ocupará o principal espaço do Tardes no Polo: a arena do Festival Gastronômico de Gravatá que, desde às 16h da quinta-feira, iniciará aulas-show com chefs convidados. Na quinta, serão Eudes Cardoso (16h), Raul Menezes (17h30) e Rogério Ribeiro (19h); já para a sexta, foram escalados Yuri Machado (16h), Vânia Elihimas (17h30) e o renomado César Santos (19h).
O sábado, dia principal, contará com a aula-show de quatro chefs mulheres: Bárbara Vieira, Anna Corina, Monique Bezerra e Hellida Kelsch. A programação começará mais cedo, já a partir das 13h45, seguindo até 18h. O festival tem curadoria do Instituto César Santos.
Além das apresentações das chefs, a gastronomia regional marca presença por meio de barracas onde serão apresentados e comercializados vinhos, cachaças, queijos e outras iguarias produzidas em Gravatá e nos arredores.
“O turismo gastronômico é um dos segmentos mais importantes de Gravatá e já na edição anterior do Tardes no Polo, em julho, demos destaque a isso. Repetimos agora neste mês de agosto e, além do Festival Gastronômico de Gravatá, em parceria com a Empetur, temos as barracas oferecendo produtos locais e de outras cidades parceiras, como Chã Grande, que é representada pela Cachaça Sanhaçu. As pessoas terão também mais tempo para passear pelas lojas do polo e conhecerem tudo, já que as atividades do festival começam bem cedo”, ressalta o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marlon Lima.
A noite será encerrada com show do cantor Geraldinho Lins, que volta à cidade após tocar no São João, no Arraial da Felicidade, e promete colocar todo mundo para dançar, coroando o clima de alegria e descontração que são a marca do Tardes no Polo.
SERVIÇO:
3º Tardes no Polo Moveleiro
Sábado, 19 de agosto
13h45 às 21h
Polo Moveleiro de Gravatá – Rua Duarte Coelho
Com apresentações culturais, recreação e o Festival Gastronômico de Gravatá
Aberto ao público
Reportagem: Janaína Lima