Em Dia D de Vacinação, Prefeitura de Gravatá imuniza cães e gatos domésticos contra a raiva

Tags: , ,
Publicado em 23 de outubro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Ação contemplou 15 postos e pontos de saúde da zona urbana e segue para a zona rural do município

E um dia de muita demonstração de cuidado com os animais, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (23) o Dia D de Vacinação de cães e gatos domésticos do município. A ação ocorreu em 15 pontos do município, divididos entre unidades de saúde, Praça da Matriz e Parque da Cidade. A equipe da Vigilância em Saúde de Gravatá realizou a imunização dos animais das 8h às 16h.

Na ocasião foi aplicada a vacina antirrábica, imunizante que previne a raiva e impede que a doença seja transmitida para os humanos e outros animais. A gestão municipal comandada pelo prefeito Joselito Gomes demonstra, dia após dia, o seu compromisso com todas e todos e esse compromisso também é manifestado nos animais, seres importantes para tantas pessoas. Por isso, não mediu esforços para fazer desse dia um importante marco na vacinação de animais no município, contemplando todos os que procuraram os pontos de imunização.

Aline Margarida é nutricionista e levou seu cachorro para tomar o imunizante e destaca a importância desse momento. “É o cuidado que a gente tem que ter com o ser que convive com a gente, uma forma de a gente estar preservando a saúde dele, também a nossa. É uma ação muito importante e que deve ser sim divulgada, comentada pra todas as pessoas que possuem os animais para ter esse cuidado direitinho.”

Outra tutora de animal doméstico, a recepcionista Rosângela Maria ressalta que vacinar os animais é uma prova de amor. “Quem cuida ama. Se você tem um filho, você tem um animal é um filho pra você, então vamos vacinar, gente, que não é brincadeira não. A falta da vacina pode matar, pode transmitir doenças, então vacinem, se ama, cuidem.”

Além da ação na zona urbana do município, a zona rural também será contemplada. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Gravatá explica a ação. “Iremos vacinar cães e gatos do município a partir de três meses de vida, em 15 postas na cidade de Gravatá. Na próxima semana também iremos realizar uma ação nas unidades da zona rural. Existe um cronograma já agendado com essas localidades, com objetivo de contemplar o maior número de animais dentro do município de Gravataí. Teremos também outro momento, após essas datas já programadas, iremos realizar uma ação no mês de novembro para todas as quintas-feiras do mês, das 8h às 11h30 da manhã, no posto fixo da Sucam, quem não teve oportunidade de trazer seu Animal por algum motivo no dia de hoje, a gente vai estar com essa ação todas as quintas-feiras do mês  de novembro. Vamos proteger nossos amigos também que eles estão querendo vacina.”

Ao todo, foram vacinados 5.068 animais, sendo 2.895 cães e 2173 gatos no Dia D de Vacinação. Confira abaixo o cronograma de vacinação dos animais na zona rural:

26/10 – USF Mandacaru

27/10 – USF Uruçu-Mirim

28/10 – USF São Severino

29/10 – USF Avencas

03/11 – USF Lagoa do Fernando

04/11 – USF Russinhas

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)