Prefeitura de Gravatá avança e passa a oferecer exames de eletrocardiograma e tele-espirometria nas Unidades Básicas de Saúde do município

Tags: , , , , ,
Publicado em 10 de dezembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Iniciativa inédita em Gravatá tem parceria com o Governo de Pernambuco e Universidade Federal de Minas Gerais

 

A partir da próxima terça-feira (14), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar o exame de tele ECG, popularmente conhecido como eletrocardiograma, na Unidade de Saúde Básica Nielson Lucivânio, e o exame tele espirometria, que mede a capacidade pulmonar do paciente, a partir da sexta-feira (17), no Posto 1.

 

As iniciativas são inéditas na Atenção Primária em Saúde de Gravatá e, com isso, vão ampliar os serviços da atenção primária no município. 

Na própria terça (14) será realizado o treinamento das equipes que vão trabalhar com os equipamentos e terá a entrega do eletrocardiograma pelo Governo de Pernambuco e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vão doar o aparelho, conseguido por meio de convênio com o Ministério da Saúde.  

 

A ideia inicial é atender a demanda já existente e, posteriormente, será aberta data para o restante da população que vai procurar de forma espontânea ou organizada esses exames. 

 

O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, fala sobre a iniciativa de terça-feira (14). “É uma estratégia inovadora, que nunca teve na cidade, na qual iremos oferecer na atenção primária, nos postos, a possibilidade do usuário fazer eletrocardiograma sem que ele precise se deslocar para um hospital. Esse tele ECG vem de uma iniciativa de tele diagnóstico, ou seja, os exames realizados saem com laudo do cardiologista. É uma iniciativa que já é utilizada em alguns municípios, mas que tem um grande impacto na vida do usuário. O aparelho chega a Gravatá na terça (14) e haverá o treinamento de três equipes sentinelas nesse mesmo dia. A partir daí será realizado o atendimento aos usuários”. 

 

O coordenador continua: “a iniciativa da sexta-feira (17) terá um impacto ainda maior no município, pois a UFMG, através de um convênio com o Ministério da Saúde, contemplou Gravatá com esse tipo de exame. Poucas cidades em Pernambuco oferecem a espirometria na Atenção Primária à Saúde. A tele-espirometria também será realizada em telediagnóstico, mas que será laudado por um pneumologista. As pessoas indicadas para fazer esse exame são aquelas que têm asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pacientes com enfisema, com complicações graves pós-covid já recuperados. É um procedimento que tem uma fila de espera, com usuários que já estão aguardando há quatro anos e a nossa estimativa é que em dois ou três meses a gente acabe com essa demanda reprimida e, após isso, faremos o atendimento de modo sistemático nas unidades captando essa população alvo”.  

 

Serviço: 

 

Implantação do Tele ECG

Data: 14/12/2021

Local: Nielson Lucivânio
Travessa Pedro Álvares Cabral, S/N, Boa Vista.

Horário: 09:00 horas

 

Implantação da Tele-Espirometria

Data: 17/12/2021

Local: Posto 1
Rua Izaltino Poggi, S/N, Prado.

Horário: 09:00 horas

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS