Agora é uma realidade: Gravatá recebe certificação do Selo Unicef pela proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes

Tags: , , ,
Publicado em 06 de novembro de 2024, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

O Município alcança importante reconhecimento após cumprir metas de saúde, educação e proteção social voltadas ao público infantojuvenil

O município de Gravatá foi certificado com o Selo Unicef, uma conquista que reflete o empenho da gestão em promover o bem-estar e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A certificação, concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é resultado de um trabalho contínuo e compromissado que envolveu diversas etapas e ações para garantir os direitos dos pequenos munícipes.

Para ser contemplado com o Selo Unicef, foram desenvolvidas várias etapas que incluíram o fortalecimento de políticas de saúde, de educação e de proteção social.


Na saúde destacam-se o aumento da cobertura vacinal infantil, inclusive com a criação do Decreto de Vacinação Infantil nas Escolas, tanto da rede pública quanto da privada; acompanhamento de gestantes; e redução do percentual de gravidez na adolescência.


Nas políticas de educação os destaques foram a Busca Ativa, que proporcionou o cumprimento da meta de 100% de rematrículas nos anos; o Programa Criança Alfabetizada; a abertura de novas vagas em creches e educação infantil; criação do Núcleo de Apoio Administrativo ao Ensino Fundamental – NAEF, equipe composta por psicólogos e assistente social para acompanhar as crianças e adolescentes na escola.


Na proteção social, o Programa Criança Feliz foi reativado ainda no primeiro ano de gestão, ampliado, interiorizado para a zona rural e hoje assiste 800 famílias; a reestruturação do Conselho Tutelar com a construção de uma nova sede; criação do Centro de Convivência da Primeira Infância, uma experiência trazida de Bogotá – Colômbia; fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente COMDICA; criação da Casa da Juventude, espaço que sedia o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA); combate ao trabalho infantil com campanhas sistemáticas; descentralização do CadÚnico e atendimento para a primeira infância nos CRAS; instituição da Semana do Bebê no município; implementação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).

Essas ações foram reforçadas por campanhas de conscientização e pela formação de profissionais para a promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor para o desenvolvimento integral dos jovens no município. As ações, que foram iniciadas em 2021, culminaram no 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado no auditório da Secretaria de Educação e que reuniu pessoas-chave dessa articulação do selo, como o prefeito Padre Joselito; a primeira-dama e então secretária de Assistência Social e Juventude à época da articulação, Viviane Facundes; a presidente do COMDICA, Gorete Silva; e o articulador do Selo Unicef em Gravatá, Leonardo Lima.

A conquista do Selo Unicef representa um marco para Gravatá, reafirma o compromisso da gestão municipal com o futuro de sua população mais jovem, valoriza os esforços já realizados e incentiva o município a continuar com os avanços em políticas públicas que priorizam o direito à infância e juventude.

Leonardo Lima destaca que “receber o Selo Unicef é uma conquista que reflete o compromisso de Gravatá com o desenvolvimento e bem-estar de nossas crianças e adolescentes. Ao longo dos últimos anos, trabalhamos incansavelmente em diversas frentes, como a melhoria do acesso à educação, saúde, proteção social e direitos, sempre buscando soluções para diminuir as desigualdades e oferecer oportunidades para os jovens de nossa cidade. Essa certificação é o reconhecimento de um trabalho conjunto, envolvendo as secretarias municipais, a sociedade civil e, principalmente, o apoio e dedicação das famílias gravataenses, que são protagonistas dessa transformação. É um marco importante que nos motiva a continuar avançando, garantindo um futuro mais digno e promissor para todos.”

Para Viviane Facundes, “alcançar o Selo Unicef é um reconhecimento de todos os esforços que dedicamos para fortalecer a rede de proteção social em Gravatá. Desenvolvemos ações estratégicas, como o acompanhamento familiar, projetos de inclusão social e o fortalecimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), visando atender de forma integral as nossas crianças e adolescentes. Nossas equipes trabalharam arduamente para assegurar que cada jovem em situação de vulnerabilidade tivesse acesso a direitos básicos, como saúde, educação e lazer, e que suas famílias recebessem o apoio necessário para superar os desafios do dia a dia. Esse selo é fruto de um trabalho conjunto, guiado pelo compromisso de transformar a realidade das nossas comunidades e promover uma Gravatá mais justa para todos.”

Padre Joselito faz uma avaliação sobre a relevância dessa conquista para o município. “Na gestão, como um todo, seguimos com ações que corresponderam àquelas metas estabelecidas pelo Unicef e as alcançamos. Dentre elas, fortalecemos a cobertura vacinal nas escolas municipais e privadas; garantimos 100% de rematrícula com a busca ativa; inauguramos uma nova sede para o Conselho Tutelar; investimos em políticas públicas nas áreas de educação, saúde e proteção social para as crianças e adolescentes do município em todas as suas esferas. Seguimos um caminho com resultados positivos e hoje, como reconhecimento, recebemos o Selo UNICEF para o município de Gravatá. E isso demonstra nosso compromisso com as pessoas.”

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)

Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS