Alunos de escolas municipais dos cinco distritos de Gravatá receberam orientações sobre a violência contra mulher
Após passar por escolas municipais dos distritos de Mandacaru, Uruçu-Mirim, Avencas e Russinhas, nesta quarta (17) foi a vez da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, levar a campanha Agosto Lilás para a Escola Municipal Dom Ricardo de Castro Vilela, em São Severino.
Alunos com idades entre 6 e 11 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, prestaram atenção na palestra sobre violência contra a mulher, realizada pela psicóloga do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra – CRM Gravatá, Juliana Vieira.
O CRM Gravatá é um serviço oferecido pela prefeitura, que recebe a mulher vítima de violência. Esta foi mais uma grande conquista da população de Gravatá e uma demonstração do compromisso da gestão pública municipal com o bem-estar de todos.
A estudante do 4º ano, Amanda Gabrielle da Silva, de 9 anos, opinou sobre a palestra. “Foi ótima a palestra, porque eu sou vaqueira e não vou aceitar se alguém disser que eu não posso mais fazer isso”.
A estudante Tadylla Inácia de Araújo Melo, de 10 anos, é aluna do 5º ano, e ela concorda com Amanda. “Foi bom ter recebido essas informações e acho que as pessoas não merecem ser maltratadas”.
Juliana Vieira fez uma avaliação das atividades nas escolas da área rural. “A participação da prefeitura nos distritos foi muito positiva, inclusive porque os fatos acontecem em qualquer família e aqui dos distritos que são mais distantes eles acabam sofrendo calados. A escola é um local onde eles tendem a se expressar e talvez algumas professoras não saibam que eles próprios estão sofrendo violência. Conseguimos alcançar todas as unidades do planejamento e contemplá-las. Até o próximo dia 31, seguimos com a programação do mês alusivo. De 22 a 25, por exemplo, teremos palestras na Educação de Jovens e Adultos – EJA”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)