Prefeitura de Gravatá oferta espirometria em todas as unidades de saúde do município

Tags: ,
Publicado em 20 de outubro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Exame é fundamental para o diagnóstico de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, oferece espirometria em todas as unidades de saúde do município. A iniciativa, do Ministério da Saúde – MS, possibilitará ao município a prevenção e tratamento precoce de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT, dentre elas Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e complicações pós-Covid.

 

Para a ação, o MS firmou parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. O coordenador municipal de Atenção Primária à Saúde, Jairo Teixeira, participou, nos últimos dias dias 18 e 19, de treinamento na UFMG e na volta trouxe o equipamento para Gravatá.

 

A espirometria será realizada presencialmente, mas o laudo do exame poderá ser recebido à distância, serviço que caberá à UFMG. O objetivo é oferecer uma solução simples, eficiente e de baixo custo que permita o acesso dos pacientes com indicação para o exame a métodos diagnósticos essenciais, melhorando a qualidade da assistência e levando em conta, ainda, que essas condições estão entre as principais causas de morte e incapacidade do mundo. A estratégia já ocorre em algumas localidades do Brasil e a intenção do projeto é ampliar essa oferta. 

 

Para o secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, “essa articulação possibilitará ampliar o acesso do usuário à espirometria, exame fundamental na avaliação da capacidade pulmonar. A Atenção Primária à Saúde irá coordenar as ações relacionadas a essa proposta e, desta forma, iremos garantir um resultado em tempo oportuno, o qual implica sobre um melhor prognóstico para os pacientes, redução de gastos com internações e melhoria do acesso ao SUS.”

 

Com informações de Frailan Mota
Fotos: Secretaria de Saúde


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS