Sábado foi dia do gravataense cuidar da saúde no 2º Mutirão Assistencial em Especialidades Clínicas no Posto 1

Tags: , , , ,
Publicado em 18 de novembro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Prefeitura de Gravatá realizou, em menos de um mês, mais uma ação deste tipo com o objetivo na resolução das especialidades que possuem maior índice de marcações pela Central de Regulação e atender público masculino

 

 

O 2º Mutirão Assistencial em Especialidades Clínicas levou usuários do SUS ao Centro Especializado de Gravatá – Posto 1, em parceria com o Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, no sábado (18), para cuidar da saúde.

 

 

O prefeito da cidade, Joselito Gomes, esteve nas duas unidades acompanhando de perto o atendimento para a população, assim como o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, e a diretora de Vigilância em Saúde, Tárcila Saborido. 

 

 

A ação, muito elogiada na primeira edição, teve o atendimento dos seguintes serviços: ultrassonografias de próstata, vias urinárias, abdomen total e saco escrotal, odontologia, auriculoterapia, clínico geral, otorrinolaringologia, proctologia, pareceres cardiológicos pré-operatórios, neurologia, neuropediatria, dispensação de medicamentos, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites, atualização de cartão de vacina, consulta de enfermagem e aferição de sinais vitais.

 

 

O evento foi projetado pensando nos homens que não possuem disponibilidade para cuidar da própria saúde em dias úteis, como ação dentro do Novembro Azul de Gravatá, como foi o caso de Edgar Alves dos Santos, pedreiro. “Hoje é um dia que a gente está de folga e é bom demais. Achei válido e se a gente não procurar cuidar da saúde a gente viaja mais cedo. Tem que se cuidar mesmo, correr atrás numa boa. Para mim o prefeito está de parabéns e estou agradecido pelo que estou vendo hoje”. 

 

Isaias Mendes da Silva, ex-comerciante, também não perdeu tempo e foi deixar a saúde em dia no mutirão. “Este é um trabalho muito importante, pois a gente vê que a população realmente sente uma carência grande por conta de uma assistência, pois muita gente tinha que procurar fora. Hoje que temos esse atendimento, faço tratamento de urologia na UPA. Hoje, que teve essa ação, resolvi fazer meus exames e fui muito bem atendido. O prefeito e a equipe de saúde estão de parabéns”. 

 

Anderson Oliveira, Secretário de Saúde de Gravatá, falou sobre mais essa ação realizada em um sábado. “Estamos aqui no CAPS, que está servindo de apoio ao Posto 1, realizando nosso segundo mutirão, neste mês de novembro voltado à saúde do homem. Graças a Deus a adesão superou nossas expectativas, tenho certeza de que possivelmente teremos um recorde de atendimentos pelo fluxo que estamos vendo. Então a Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura, a pedido do nosso prefeito Joselito Gomes, vem se empenhando cada dia mais para poder realizar um bom atendimento a nossa população. O objetivo do mutirão é reduzir o tempo de espera. Nós temos pacientes que estavam aguardando há bastante tempo e o objetivo é justamente esse, em um dia atípico, um dia que não é esperado, a gente juntar nossa equipe e poder realizar centenas de atendimentos à nossa população”. 

 

De acordo com o prefeito Joselito Gomes, o maior desejo da gestão é zerar os atendimentos marcados há algum tempo na Central de Regulação. “Esse esforço vem sendo feito pelo secretário de saúde, Anderson, com toda equipe de profissionais de saúde em Gravatá. O primeiro mutirão foi muito necessário, muitas pessoas participaram e estamos no segundo mutirão hoje. Temos uma presença grande de pessoas que já há algum tempo estavam aguardando para realizar um determinado exame e chega então o momento e a pessoa sente-se satisfeita, contemplada, isso é importante. A gente poder alinhar o melhor e o desejo é zerar essa situação de espera que gera muito transtorno na vida de muitas pessoas. Vamos seguindo em frente com esse trabalho, porque o compromisso que temos é com as pessoas”.  

 

 

Na próxima quinta (23), todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana vão atender em horário estendido, até às 19h, com atendimentos voltados para o público masculino, com a Noite de Saúde do Homem. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS