SAMU Gravatá e CAPS II vivenciam palestra sobre Setembro Amarelo

Tags: , , , , , , , , ,
Publicado em 19 de setembro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: CAPS

Esse é o mês que trabalha a prevenção ao suicídio, triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade 

 

 

 

No Brasil, a campanha nacional Setembro Amarelo é realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.

 

 

Apesar da luta de prevenção ao suicídio acontecer ao longo do ano, o mês de setembro e a cor amarela foram escolhidos porque, em 1994, o jovem americano Mike Emme, de 17 anos na época, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. 

 

 

Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações estão sendo desenvolvidas. Em Gravatá, a equipe do SAMU teve palestra do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida – CAPS II. 

 

 

De acordo com a coordenadora do SAMU Gravatá, Mirtes Melo, “o SAMU vivencia ocorrências diárias de suicídio e como o mês de setembro é quando se trabalha mais essa campanha, então, em parceria com o CAPS II, a gente pediu essa ajuda para esse encontro com o psicólogo para passar para a equipe como abordar, com o tratamento mais humanizado”.

 

 

O psicólogo do CAPS II, Lamartine Silva, foi o responsável pela palestra. Ele considera que “todos nós precisamos da saúde e quando uma equipe reflete sobre saúde mental, psiquíca e o suicídio, isso vai fortalecer todas as equipes, pois vai dar estrutura para dar conta das demandas que vão chegar e saber como agir com humanização. Ver do outro não como um problema, mas que naquela situação ele teve um atrito consigo mesmo e teve essa tentativa. A junção CAPS e SAMU é de grande importância para o crescimento de todos esses equipamentos”. 

 

 

O CAPS II é um equipamento da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, e de segunda a quinta, das 07h às 15h, é realizada triagem dos usuários. 

 

Dados do suicídio – De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. (Fonte: https://www.setembroamarelo.com)

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS