Iniciativa da gestão municipal as ensina a produzir acessórios e a gerar renda auxiliar
Esta quinta-feira (06) foi o último dia do curso de artesanato em couro promovido pela Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.
Durante o curso as mulheres aprenderam a produzir acessórios com material de couro e confeccionaram bolsas, carteiras, porta moeda e cintos.
A professora do SENAR, Helena Cíntia, estava bastante satisfeita com o empenho das aulas: “Eu avalio com muita alegria por ter chegado os cinco dias, 40h de aulas e elas mesmas fizeram as peças. A gente só dá o caminho, demonstra como é e o aluno mesmo que faz. A gente chega ao último dia, ver essa mesa pronta e ver o aluno que fez e isso é muito gratificante”.
A educadora física, Sandra Calazns aproveitou a oportunidade para participar do curso: “Para mim foram muitas opções de você sair de casa, de sair da ociosidade, de aprender mais apesar de ter sido um curso não difícil, mas trabalhoso. Foi uma benção, maravilhoso e foi mais um aprendizado”.
Ester Gomes, secretária da Mulher, fala da iniciativa que aconteceu no Centro de Referência da Mulher: “Essa é uma iniciativa muito importante onde as mulheres de Gravatá têm, mais uma vez, possibilidade de participar de uma oportunidade como essa numa gestão pública através da Secretaria da Mulher em parceria com o SENAR promove o curso de artesanato em couro. Foi uma semana intensa, teve início domingo e finaliza hoje na quinta-feira um grupo de mulheres onde elas permitem potencializar suas habilidades e onde elas se encontram nessa arte”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)